quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os princípios do método Pilates

São seis os principios do método, quem pratica já conhece: concentração, respiração, controle, fluidez, precisão e centro (ou casa) de força. Este último, também chamado de powerhouse, é um conceito que foi criado pelo Joseph Pilates.
Consiste em coordenar a mecânica respiratória do DIAFRAGMA, com a sinergia dos MÚSCULOS ABDOMINAIS (principalmente o Transverso do Abdomen), MUTIFIDUS e PERÍNEO, conseguindo assim estabilizar a coluna lombar. 
A estabilidade da coluna lombar depende dos músculos "do centro" fortes e trabalhando em conjunto para tornar o abdomen e a coluna resistentes, o que é essencial para a vida diária e atividades desportivas e é isso que Joseph Pilates propõe com o conceito de 'POWER HOUSE'.
Uma insuficiência no controle postural pode causar cargas excessivas aos tecidos do corpo, deixando a coluna vertebral vulnerável às lesões.
A essência da estabilidade da coluna vertebral é aliar a flexibilidade com força. Através do "POWER HOUSE" desenvolve-se a estabilidade lombar ativa, possibilitando ao "pilatista"  educar a relação membros inferiores - bacia organizada - e a organização axial nas posturas deitado, sentado e em pé.
Além disso, com o "POWER HOUSE" ativo, a coluna dorsal se organiza, desbloqueando a cintura escapular, educando os movimentos fisiológicos das escápulas, eliminando as tensões e desequilíbrios que refletem na coluna cervical, possibilitando liberar os movimentos da cabeça.
O que se apresenta é um tronco estável, forte e flexível para organizar membros inferiores e membros superiores alinhados e fluídos.

"VOCÊ É TÃO JOVEM COMO A FLEXIBILIDADE DA SUA COLUNA" - Joseph Pilates

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O legado de Joseph Pilates

Embora tenha se popularizado mais recentemente, não é de hoje que o Pilates é utilizado por atletas e bailarinos que buscam melhor condicionamento físico. O reconhecimento alcançado por muitos praticantes tem difundido o método mundialmente. O Método foi sistematizado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, de quem ganhou o nome. De acordo com a proposta, a partir de uma maior compreensão do próprio corpo, todos poderão usá-lo de forma mais eficiente nas atividades de vida diária e profissional, obtendo assim melhor qualidade de vida.